quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENADE mais uma vez...[5]

Abaixo, contribuição do Luiz (Piranha), estudante de Educação Física, com os motivos do porque somos contra o ENADE!

Vamos aprendendo com o pessoal da Educação Física (DAEFI), que tem larga experiência ao boicote ao ENADE para que possamos começar um real diálogo sobre este assunto, não somente na época que nos vemos de frente a esta avaliação.


BOICOTE AO ENADE – Por uma avaliação de VERDADE e Educação de qualidade!
Por que somos contra?

1- RANQUEAMENTO - O ENADE categoriza as Universidades em níveis de 1 a 5, independentemente se estas são públicas ou privadas. Sendo assim, os resultados do ENADE serão utilizados como propaganda para as instituições.
2- OBRIGATORIEDADE – O estudante que não comparecer no local da prova ficará impedido de receber seu diploma até que seja resolvida a irregularidade. Por isso vá ao local da prova, assine seu nome e cole um adesivo do boicote, isso não te prejudicará!
3- FORNECIMENTO DE BOLSAS – Os estudantes de melhor desempenho no ENADE receberão incentivos do MEC (ex: bolsas de estudos). Além de avaliar individualmente cada estudante, gera uma competitividade entre estes.
4- DESRESPEITA AS DIVERSIDADES REGIONAIS – A prova a ser realizada é única, sendo assim, os estudantes do Nordeste realizarão a mesma prova que os do Sul, desconsiderando as peculiaridades sociais, políticas, econômicas e culturais existentes entre as regiões.
5- AVALIAÇÃO RESTRITA – A avaliação dos estudantes é feita em apenas 1 (um) dia de prova, não levando em conta a vida acadêmica do estudante e o processo em que está inserido na Universidade.
6- PUNITIVO X PROPOSITIVO – Ao ser punitivo, o ENADE não fornece uma análise
crítica e propositiva para intervenções visando sanar problemas.
7- FINANCIAMENTO – A avaliação prioriza a regulação e o controle do ensino superior e não o seu financiamento, onde as Universidades melhor colocadas receberão mais verbas. Dessa maneira, o ENADE não garante a melhoria das condições do ensino público e uma política de melhoria da universidade pública.
8- IMPOSIÇÃO – O ENADE foi imposto através de Medida Provisória pelo Governo Federal, não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do
sistema de avaliação.
9- DESRESPEITA A COMPLEXIDADE DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR – O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua diversidade de instituições (Universidades, Centro Universitários, Faculdades Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades.
10-CENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO – A Comissão responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este, havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1 (uma) representação docente e 1 (uma) representação técnico-administrativa. Dessa maneira, o processo de avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil.